Dia do Estagiário

Hoje, 18 de agosto é comemorado o Dia do Estagiário!

Por que contratar um estagiário? Empresas de vários segmentos no mercado de trabalho contratam estagiários porque eles precisam de mão de obra qualificada, além de ter disposição para aprender e vencer os desafios. Essa busca traz o benefício de unir a experiência da equipe de colaboradores, com a reciclagem de ideias e atualização de informações que esse jovem traz para a empresa.

Existe uma Lei do Estágio que prevê a isenção de praticamente todos os encargos sociais previstos na CLT e é interessante o investimento por parte da empresa, que, oferece recursos financeiros em programas, cursos e especializações que melhor qualifiquem esse profissional. Afinal, ele é treinado para, quem sabe, no futuro ser efetivado, assim assumir áreas e atividades da empresa.

Um exemplo é o caso do Marc Tawil, jornalista, radialista e escritor nº1 Top Voices LinkedIn, diretor da Tawil Comunicação. Em entrevista para o site do LinkedIn, ele conta que conquistou o primeiro estágio como rádio-escuta em uma grande emissora de rádio paulistana. Tawil diz que apesar de algumas experiências menores, ele “suava frio ao pensar no que poderia significar ‘estágio’, porque naquela época era um campo fértil para obullying e a chacota”. Na década de 90, a internet ainda caminhava no país e, poder estagiar e conquistar seu espaço no qual todos gostariam de entrar, nem todos conseguiam. Tawil conta também que, o estágio não tinha nenhum treinamento ou feedback, mentoria ou tapas nas costas. Era apenas suor, boas risadas, algumas lágrimas e plantões.

No estágio ele aprendeu a escrever, falar ao microfone, respeitar horários e ser servil. Ou seja, ele aprendeu um pouco de tudo e pôde experimentar na prática como era o mundo corporativo radialista. E para concluir ele diz que “toda fase, por pior que seja, nos prepara para uma outra, que até pode ser difícil, mas que será ainda melhor”.

Após relatar a sua experiência como estagiário, podemos ver que o aprendizado do dia a dia faz você crescer na vida. Errar é comum, qualquer um erra, mas esteja consciente do seu erro e contorne a situação, porque como dizem “a culpa é do estagiário”, então quebre esse paradigma.

Seja a empresa pequena ou grande, não importa, o que realmente importa é a experiência que será adquirida e os conhecimentos que serão passados. Para cada desafio que lhe é proposto, novas formas de pensar serão adquiridas e quando as oportunidades surgirem, agarre com força e faça o seu melhor. Mostre que você não é apenas mais um no mercado de trabalho e sim que, você veio fazer a diferença para o crescimento da empresa.

Matéria escrita por uma estagiária 😉

Fontes:
LinkedIn
Estagiários

About the author: Graziela Tamanaha

Leave a Reply

Your email address will not be published.