Instagram VS Facebook

Você sabe o que é o Facebook? É a rede social mais usada atualmente, somando mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Nele é possível criar um perfil pessoal ou uma fan page e interagir com amigos e clientes. O site promove trocas de mensagens instantâneas, compartilhamentos de conteúdos e as curtidas nas postagens dos usuários. Também é possível participar de grupos, criar eventos, entre outras interações.

E o Instagram, você conhece? É uma rede social gratuita que permite tirar fotos, aplicar filtros nas imagens e compartilhar com seus amigos. Ainda há a possibilidade de conectar o Facebook e o Twitter para que no momento do compartilhamento a foto vá para outras redes também. A partir do uso das hashtags, você pode procurar por um assunto específico ou um por segmento; e também compartilhar algo em comum com outras pessoas.

Ambas redes sociais possuem a versão business, que permite controle maior de métricas e engajamento da página, bem como, manter contato com os clientes.

Um estudo feito pela empresa de gestão de redes sociais, mLabs, aponta que as empresas estão usando mais o Instagram do que o Facebook, por conta da sua efetividade em relação ao engajamento – curtidas e comentários. Apesar do Facebook ter mais apresentar mais cliques nas publicações, não possui métricas de engajamento tão altas como o Instagram.

Segundo pesquisas realizadas no ano de 2016, as empresas analisadas – total de 26.236 páginas do Facebook e 18.105 contas do Instagram – publicam uma média de 2,86 posts semanais no Instagrame 2,36 posts no Facebook. As contas que mais publicam no Instagram são as que possuem de 100 mil a 500 mil seguidores. No Facebook, as páginas com mais de 1 milhão de curtidas são as mais ativas.

O formato de publicação que faz mais sucesso no Instagram é o vídeo, superando as fotos em 34%. No Facebook, apesar de o vídeo ter um alcance orgânico de 370% superior ao de fotos e um compartilhamento de 3,5 vezes maior do que as imagens, são elas que geram mais interação (9,29%), em seguida são os vídeos (8,03%) e os links (6,27%).

A pesquisa da mLabs apronta que o Facebook prioriza os vídeos e publicações que geram reações ao invés das antigas curtidas. A emoção mais clicada é o “amei” (59%), seguido pelo “haha” (21%), “uau” (9%), “triste” (6%) e “grr” (5%).

O estudo da mLabs foi realizado em janeiro de 2016 e janeiro de 2017, com quase 6 milhões de publicações em ambas as redes sociais – 3.237.207 no Facebook e 2.705.758 no Instagram, em 26 mil páginas no Facebook e 18 mil contas no Instagram.

Fonte: M&M

About the author: Graziela Tamanaha

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