Ô abre alas, que a agência vai entrar

Na quarta-feira, dia 4 de outubro, a maior campeã do carnaval do Rio de Janeiro e vencedora da apuração deste ano, quebrou um jejum de mais de três décadas sem título. A Portela quer rentabilizar sua tradição e samba. A Escola reunia sua diretoria e imprensa em sua sede para firmar contrato com a Saravah Branding Comunicação e Design.

A agência envolverá mais que a reformulação dos elementos visuais da Portela. A proposta é consolidar os ativos e diferenciais da escola para criar produtos, serviços e eventos e outros meios para aproximar a Portela de seus fãs e admiradores ao longo de todo o ano e não somente na época de folia.

A relação entre a Saravah e a Portela já vinha se estabelecendo há algum tempo, pois foi a agência que auxiliou a formalização do projeto “Águia do Coração”, espécie de sócio-torcedor da Escola de Samba, que reúne membros que apoiam financeiramente a agremiação. A escolha de profissionalizar mais a área de branding e marketing cresceu após a conquista do título do carnaval carioca de 2017 – “Para coroar esse ano de conquista, a escola entendeu a importância desse projeto para valorizar e potencializar ainda mais o gigantesco patrimônio imaterial da agremiação”, conta Cristiano Mansur, diretor executivo da Saravah.

O principal ativo de marca a Portela já possui: tradição, credibilidade e empatia entre o público nacional e internacional. A agência propõe tentar mapear, dentro dessas características, novas oportunidades de negócios e trabalhos de marca para incrementar o potencial de negócios da marca Portela. Faz parte da estratégia um trabalho mais apurado no ambiente on-line, aumentando o investimento em produtos licenciados. Segundo o mesmo, já existe uma empresa especializada em license, fazendo um projeto paralelo e vários embaixadores espalhados pelo Brasil e em outros países, inclusive no Japão. Essa nova estratégia de marca vai gerar infinidades de novas fontes de receita para potencializar a escola e ajudar a construir um carnaval mais deslumbrante.

Embora não seja o principal foco da agência, a Saravah pretende se envolver e colaborar para captar mais patrocinadores para a escola – “Certamente o trabalho de estratégia de marca vai ajudar nesse sentido. Afinal, uma marca ainda mais forte, tem maiores chances de atrair novos públicos, logo, também novos patrocinadores”, ressalta o publicitário.

Após firmar contrato, a primeira tarefa da agência será realizar uma pesquisa junto à diretoria, membros da comunidade e formadores de opinião a respeito dos ativos da marca para traçar novos elementos visuais e arquitetar novos projetos.

Viu? Empresas que as pessoas nem imaginam também precisam de uma boa estratégia para cuidar de sua imagem, conquista clientes e continuar a crescer.

Fonte: M&M 

About the author: Graziela Tamanaha

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