O que é um vídeo viral?

Você sabe o que é um vídeo viral? É um vídeo que alcança grande número de views em pouco tempo, sendo compartilhado nas redes sociais e comentado por pessoas do mundo todo. Mas você sabe o que faz um vídeo alcançar milhões de visualizações em pouco tempo?

Segundo estudo realizado pelo professor assistente da Universidade de Wharton na Pensilvânia, Jonah Berger, os vídeos despertam emoções viscerais nos espectadores. Tais estados de excitação tornam as pessoas mais propensas a compartilhar informações, chegando-se a conclusão de que as pessoas não querem compartilhar fatos, e sim, sentimentos.

Muitos dos vídeos virais que assistimos são na verdade estratégia de marketing de guerrilha. Não vemos o produto ou marca por trás dele, a mensagem não é direta, embora possa ser direcionada ao público-alvo. Essa é a diferença entre os vídeos virais e os comerciais.

Confira os sete fatores capazes de transformar o vídeo em viral:

  1. Humor;
  2. Timing;
  3. Bons resultados logo nos primeiros momentos;
  4. Boas histórias;
  5. Elemento surpresa;
  6. Conteúdo que seja útil, desperte emoções ou mostre um talento;
  7. Qualidade musical.

Mesmo os vídeos tendo todas as características descritas à cima, não é garantia de que se tornará viral. As pessoas precisam entender que o vídeo viral não se planeja com estratégias de marketing, ele acontece.

Por que devemos ter cuidado com conteúdo viral? Muitas pessoas sonham em ter seus conteúdos viralizados, mas isso pode acabar colocando em risco a reputação de toda marca e estratégia também. É importante que o vídeo converse com seu tipo de negócio, pois se você utilizar outro tipo de linguagem é capaz de não atingir o seu público ideal e gerar comentários questionáveis. Também temos que ter cuidado com o tipo de viral que em um dia todos falam, comentam e compartilham, e depois de um tempo entra no esquecimento, como o vídeo viral “oppa gangnan style” do Psy.

Como nunca estamos 100% certos da taxa de sucesso ao lançar um vídeo nas redes sociais, a melhor coisa é ter mais de uma versão e testá-lo junto ao público, observando os comentários e opiniões das pessoas. Ao término dos testes, promova o vídeo e aumente a exposição do conteúdo. Compartilhe com os amigos e seguidores nas diferentes redes sociais e plataformas disponíveis e divulgue sempre.

Nem sempre podemos afirmar que o vídeo se tornará viral, mas com um bom conteúdo e a estratégia certa o engajamento das pessoas com a empresa/marca será muito maior, trazendo bons resultados.

Fontes:
Marketing de Conteúdo
Tamapitch

About the author: Graziela Tamanaha

Leave a Reply

Your email address will not be published.