Propaganda? Propaganda!

Propaganda é uma estratégia de persuasão com fins ideológicos para promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, motivando ação a partir deles.

No século XVII, a Igreja Católica estava em busca de novos fiéis para o catolicismo. Na década de 40, a Alemanha convivia sob o comando de Adolf Hitler em uma ideologia nazista.

Esses dois momentos históricos têm haver, sabia? A propaganda é a responsável por elas. Foi por meio dela que o catolicismo e o nazismo ganharam mais adeptos e se fortaleceram a ponto de ficaram marcados na história mundial.  Esses dois movimentos também influenciaram na evolução do marketing, pois as técnicas desenvolvidas para persuadir a população servem de inspiração até os dias de hoje para criar as estratégias de marca.

Qual a diferença entre publicidade e propaganda?

Os termos publicidade e propaganda têm significados semelhantes. Publicidade tem sua origem no latim publicus, que significa aquilo que é conhecido, que é aberto à comunidade. Propaganda vem do latim propagare, que significa difundir.

No inglês, publicidade é chamada de advertising, cuja origem está no latim advertere, que se refere ao ato de chamar a atenção de alguém. Existe também o termo publicity (disseminação da informação na mídia) e propaganda (propagação de mensagens persuasivas).

Todos os conceitos são muito parecidos e na hora de traduzir para o português brasileiro as coisas acabam se complicando ainda mais.

Mas para normatizar os termos entre agências, anunciante e veículos do país, o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) diz que ambas são a mesma coisa – “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços”.

Tipos de propaganda:

Propaganda Institucional: denominado por alguns autores como relações públicas. Ela tem por propósito preencher as necessidades legítimas da empresa;

Propaganda de Produto: tem por objetivo divulgar um produto, levando o consumidor ao conhecimento a compra;

Propaganda de Serviços: empresas prestadoras de serviços praticam com bastante intensidade a propaganda institucional, que, como visto, possui características que a diferenciam da propaganda comercial;

Propaganda de Varejo: os produtos anunciados são patrocinados pelo próprio varejista;

Propaganda de Promoção: é a divulgação da promoção de venda através dos meios de massa, como rádio, televisão, cinema, jornal, revista e outdoor;

Propaganda Religiosa: antigamente a adesão de novos fiéis era feito através do testemunho pessoal, música, artes plásticas e imprensa escrita. Hoje, é feita pela internet;

Propaganda Social: é voltada as causas sociais, como o desemprego, adoção do menor, entre outros;

Propaganda Política: compreende os esforços de partidos, candidatos e governos para angariar votos, fortalecer sua imagem ou persuadir sobre sua linha ideológica;

Propaganda Partidária: assim como a propaganda política, a partidária tem o objetivo de divulgar os ideais, programas e propostas dos partidos políticos para a população. A finalidade maior é atrair simpatizantes e filiados para consolidar o partido e suas ideologias;

Propaganda Eleitoral: acontece no momento das eleições, com a intenção de propagar o nome e a candidatura ao cargo político para a população. Os partidos e candidatos utilizam diversas estratégias, de comícios até o marketing digital;

Propaganda Governamental: ela também é política, realizada pelo governo e suas instituições. Tem o objetivo de prestar contas, informar a população, divulgar eventos e campanhas, além de conscientizar sobre uma causa ou sustentar a imagem do governo.

Temos vários tipos de propaganda e cada uma delas tem uma função específica persuasiva. Com as estratégias certas, certamente a marca/produto/serviço ganhará a visibilidade que ela quer e conseguirá alavancar as vendas de maneira assertiva, garantindo compromisso com os clientes.

Fontes:
Artes Atividades
Marketing de Conteúdo

 

About the author: Graziela Tamanaha

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